Aguarde...

Embarcação (Modalidade)

25/05/2024 (Data Etapa)

07:30 as 17:30 (Horário Etapa)

Planura - MG (Cidade e Estado)

Náutico Planura (Local)

R$ 200,00 - por pescador (Valor Inscrição)

R$ 80,00 (Valor Régua)

5 (Quantidade de peixes)

Inscreva-se Inscritos Classificação

CIRCUITO STA FISHING 2024
REGULAMENTO - SOLO


ART. I Objetivos.

O circuito STA FISHING 2024, tem como objetivo oferecer lazer e divulgar a socialização com a prática da pesca esportiva, incentivar a preservação das espécies de tucunarés presentes nas regiões onde está atuante, bem como o convívio harmonioso entre os apoiadores, participantes e familiares junto ao meio ambiente, incentivando também o turismo de pesca esportiva nas cidades sede e adjacências.

ART. II - Da Programação.

Serão realizadas, durante o ano de 2024 três etapas independentes que comtemplarão o 1º CIRCUITO STA FISHING SOLO 2024


1ª Etapa: 25 de Maio de 2024;

2ª Etapa: 03 de Agosto de 2024;

3ª Etapa e Final: 14 de Dezembro de 2024.

Os locais das realizações das etapas, horários de largada e chegada serão definidos pela equipe organizadora e divulgados através do grupo de WhatsApp oficial do circuito e mídias sociais até 10 dias antes da realização de cada etapa.

ART. III - Da Competição

  • O torneiro será exclusivamente do TUCUNARÉ, (Qualquer que seja a espécie: Azul, amarelo, pinima, etc.) Na modalidade pesque e solte, garantindo a sobrevivência dos peixes capturados, sendo pesca embarcada, utilizando barcos ou lanchas.
  •  A pesca deverá ser feita utilizando-se de carretilhas ou molinetes, varas e iscas artificiais.
  • Cada competidor deverá competir sozinho na embarcação.
  • A largada será logo após o sinal sonoro, orientações iniciais, entrega ou aferição das réguas e tradicional oração; 
  • Poderão ser realizadas fiscalizações antes, durante e após a prova, em todos os compartimentos das embarcações, bem como acessórios, garrafas térmicas, caixas térmicas etc.
  •  Cada competidor participante tem o dever de fiscalizar a embarcação de outro competidor, caso se negue a aceitar a vistoria, será desclassificado e eliminado do torneio.
  • O competidor deve partir sempre do local da largada anunciado pela organização, é proibido qualquer participante embarcar em local que não seja o da largada.
  •  Proibido arrastar iscas artificiais sem arremessá-las, ou seja, trabalhando-as com impulsão do motor elétrico.
  • Fica liberada a modalidade de "caçar o peixe" (método onde um competidor se posiciona na proa da embarcação, praticando a pesca no visual) utilizando o motor elétrico ou o motor de popa, desde que seja respeitada uma distância segura e que não atrapalhe outra embarcação participante da competição.
  • É dever dos competidores praticarem o treinamento consciente, ou seja, tentar agredir o mínimo possível a raia de pesca, evitando assim capturar vários peixes nos dias que antecedem as etapas. NÃO PRATIQUE ATITUDE ANTEDESPORTIVA NO TREINAMENTO, RESPEITE AS OUTRAS EQUIPES”.

O eventual atraso na partida, por culpa do competidor, não invalida a sua participação, uma vez que o prejuízo será exclusivamente de cada um.

Tudo o que for postado no grupo do WhatsApp oficial do CIRCUITO SOLO por parte da organização do torneio STA FISHING fará parte deste regulamento. 

Parágrafo I

Os vídeos (em boa resolução, legível e audível) só terão efeito mediante a constatação da medição do peixe, colocado de forma correta na régua de medição oficial do evento ou régua autorizada e devidamente aferida pela organização no dia do evento conforme indicação da ilustração do peixe na régua, posterior soltura seguindo sempre as orientações deste regulamento e as orientações extras da equipe de arbitragem através do grupo de Whatsapp oficial dos capitães das equipes.

Parágrafo II


Haverá ainda, um adesivo único para cada etapa que deverá ser filmado durante as medições de cada peixe e servirá como senha.

Parágrafo III

NÃO TENTE POSICIONAR O RABO DO PEIXE A FIM DE ENCONTRAR MAIOR TAMANHO, DEIXE O RABO DO PEIXE RETO E ESPALMADO.
FILMAR, DA MEDIÇÃO À SOLTURA, DE MODO QUE, PRIMEIRAMENTE DÊ PARA VISUALIZAR A BOCA DO PEIXE TOTALMENTE FECHADA E ENCOSTADA NA PAREDE DA RÉGUA, POSTERIORMENTE O RABO DO PEIXE TOTALMENTE CENTRALIZANO NA RÉGUA ENTRE AS DUAS FAIXAS PARALELAS VERMELHAS E ESPALMADO E FINALIZANDO COM A CENA DO PEIXE INTEIRO NA RÉGUA. NA SOLTURA, ONDE O PEIXE DEVERÁ SAIR NADANDO, AINDA QUE LENTAMENTE. CASO O PEIXE VIRE, OU APRESENTE SINAIS DE QUE NÃO VAI NADAR, O MESMO NÃO SERÁ ANOTADO OU SERÁ DESCLASSIFICADO. NÃO SOLTAR O PEIXE MUITO PRÓXIMO A BORDA DA EMBARCAÇÃO, ONDE NÃO SEJA POSSÍVEL AFIRMAR QUE O PEIXE SUBMERGIU POR COMPLETO.
EXEMPLARES QUE ESTIVEREM COM A BOCA ABERTA, RABO TORTO, CALDA NÃO ESPALMADA, SERÃO DESCONTADOS ATÉ 2cm (DOIS CENTÍMETROS) POR OCORRÊNCIA, DE ACORDO COM JULGAMENTO DA ARBITRAGEM.
A EQUIPE FICA PROIBIDA DE MEDIR O MESMO PEIXE NO DIA DA COMPETIÇÃO. EM CASO DE CAPTURA DO MESMO PEIXE PELA EQUIPE, SERÃO DESCLASSIFICADOS TODOS OS PEIXES DA EQUIPE. FICA TAMBÉM PROIBIDO DUAS OU MAIS EQUIPES DIFERENTES MEDIREM O MESMO PEIXE NO DIA DA COMPETIÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O HORÁRIO DO VÍDEO SÓ SERÁ VÁLIDO A PRIMEIRA MEDIÇÃO. CASO ALGUM PEIXE APRESENTE SINAIS DE QUE TENHA SIDO MANTIDO EM CATIVEIRO, O PEIXE SERÁ DESCLASSIFICADO.

Parágrafo IV

No momento da soltura fica expressamente proibido arremessar o peixe na água (mergulhar, empurrar ou impulsionar), ou ainda cortar o vídeo antes do peixe se recuperar e sair nadando normalmente. Estes atos desclassificarão automaticamente a medição do peixe.

Parágrafo V

A equipe de arbitragem tem o poder de “revisão” e possível correção dos vídeos de todas as equipes até 72 horas após o encerramento de cada etapa, podendo alterar e até desclassificar peixes de acordo com julgamento ou em caso de erros de aferição ou marcação de fichas.

Parágrafo VI

1 - Abaixo imagens de exemplo de posicionamento correto do peixe na régua totalmente alinhado, no centro da régua e somente em uma posição como demonstração na ilustração abaixo, em caso de posicionamento ERRADO o peixe será desclassificado, podendo ser substituído por outro.


2 - Abaixo, o exemplo ERRADO de como espalmar o rabo do peixe, onde poderá sofrer penalização, descontando até 2cm, ou ainda ser desclassificado de acordo com julgamento da arbitragem.

3 - Na figura abaixo, exemplo de medição ERRADA, onde o peixe está com a boca aberta e o rabo posicionado de maneira torta. Esses erros poderão ocasionar desconto de 2cm por ocorrência, inclusive na desclassificação do peixe de acordo com o julgamento da arbitragem.

4 - Na imagem abaixo, exemplo de exemplar com hematomas não oriundos de captura, PEIXES COM HEMATOMAS SERÃO DESCLASSIFICADOS PELA ARBITRAGEM, NÃO PODENDO SER SUBSTITUÍDOS POR OUTRO.


5 - Abaixo exemplo de anomalias caudais, onde elas NÃO SÃO CONSIDERADAS pelos árbitros, levando em consideração sempre a parte central da cauda do peixe, entre as linhas paralelas centrais da régua.

 

ART. IV - Da Pontuação

  • Não haverá medida mínima de peixe.
    • Poderão ser capturados por etapa quantos exemplares forem possíveis durante a competição, porém, somente serão validados 5(cinco), e os vídeos, deverão ser apresentados já selecionados.
    • A medida será no critério LINEAR. Apresente os vídeos já selecionados para a banca examinadora, ou seja, não ficar procurando os vídeos a serem exibidos para que a avaliação ocorra sem atrasos.
    • Os vídeos serão analisados pela Equipe de Arbitragem e Fiscalização, com a boca TOTALMENTE fechada e a calda RETA e ESPALMADA. As deformações e anomalias na calda não serão consideradas, ou seja, tendo em vista o bom senso da Equipe de Arbitragem e Fiscalização.
    • Os vídeos deverão ser feitos em uma única tomada, sem cortes, do início da medição até a soltura e a submersão por completo do peixe.

Os vídeos deverão ser apresentados a equipe de arbitragem, logo após o horário máximo de chegada de cada etapa, respeitando sempre a fila e membros da arbitragem. (Não atrasar para apresentar os vídeos, respeitando sempre os horários informados, após o início da cerimônia de premiação não serão aceitos vídeos de medições.

ART. V - Dos competidores.

É obrigação dos competidores:

  1. USAR EQUIPAMENTOS DE SALVATAGEM HOMOLOGADOS PELA MARINHA DO BRASIL;
  2. Cumprir o regulamento;
  3. Acompanhar a análise dos vídeos;
  4. Em hipótese alguma, o competidor que estiver apresentando os vídeos poderá cantar o tamanho do peixe ou interferir na avaliação da arbitragem;
  5. Em caso de discordância com a anotação, o competidor poderá e deverá apresentar o vídeo em questão para apreciação da Comissão de arbitragem ainda no dia da etapa antes do início da cerimônia de premiação, para que seja esclarecida e resolvida a questão;
  6. Comunicar a Organização qualquer irregularidade que venha a observar durante a competição, tendo sempre em mãos provas concretas da acusação, fotos e ou vídeos claros e objetivos. Comentários sem provas não terão validade;
  7. O competidor deve se comprometer de enviar os vídeos dos peixes de que apresentar a equipe de arbitragem logo após a realização de cada e etapa;
  8. Fica autorizada a divulgação dos vídeos enviados à arbitragem para quaisquer tipos de mídia do circuito STA FISHING, bem como a autorização de postagem nos grupos de WhatsApp;
  9. É de obrigação do competidor, estar em dia com a documentação pessoal e da embarcação, portando a via original, estando assim, habilitado a conduzir sua embarcação em segurança.
  10. É dever do competidor, 10 (dez) primeiros colocados de cada etapa, enviar os vídeos dos peixes classificados que compõe a média, inclusive a imagem da ficha de medição, bem como as gravações dos maiores peixes de cada etapa para o responsável da equipe de arbitragem até 2 (dois) dias após do encerramento de cada etapa.

É vetado aos competidores:

  1. Praticar a pescaria de corrico ou arrasto. A pescaria será apenas de arremessos ou pinchos;
  2. Utilizar qualquer outro tipo de isca que não seja artificial;
  3. O competidor que não colocar a embarcação na água, no dia da etapa que estiver inscrito, será automaticamente desclassificada da etapa em questão;
  4. Pescar fora da embarcação (no barranco, ou a pé);
  5. Jogar lixo nas águas do lago ou em suas margens;
  6. O competidor que, por meio de provas, vídeos ou fotos em redes sociais, ou até mesmo por averiguação de qualquer competidor ou membro do torneio STA FISHING, agredir a natureza com a pesca predatória de tucunarés, será desclassificado da competição e eliminado do Circuito STA FISHING SOLO.
  7. Cortar a frente da embarcação de outro competidor no momento da competição, durante a pesca, prejudicando assim, o adversário.
  8. Pescar em meio e até próximo a áreas de criadouros de peixes, onde contém tanques-rede.
  9. Voltar do ponto de pesca para o local da chegada por terra, ou seja, só será validada a chegada por água na embarcação.

Será desclassificado o competidor que:

  1. a) Agredir a natureza;
    b) Desacatar ou agredir competidores, Organizadores, Equipe de Arbitragem, Fiscalização e o público;
    c) Transgredir quaisquer das regras contidas nesse regulamento, ainda que fora do Circuito STA FISHING SOLO;
    d) Causar tumulto por motivo torpe;
    e) Demonstrar embriaguez;
    f) Tentar corromper ou subornar a Equipe de Arbitragem e Fiscalização;
    g) Tentar fraudar, usar de má fé ou usar de quaisquer meios ilícitos para tirar vantagens dentro da competição. Caso ocorra, o competidor será desclassificado em público.
    h) For flagrado através das mídias sociais, com provas (fotos ou vídeos atuais) de prática de pesca predatória de tucunarés, independentemente da quantidade capturada.

ART. VI – Das Inscrições.

O nome completo do competidor deve ser preenchido na ficha de inscrição on-line diretamente no site www.stafishing.com.br, informando também o apelido (opcional), e um documento de cada competidor, concordando assim com todos os termos e regulamento para realização das inscrições.

 O competidor deve ser maior de idade.

A taxa de inscrição será de R$ 200,00 (duzentos reais) por etapa, onde o pagamento deverá ser realizado até 1 dia antes de cada etapa de acordo com a inscrição realizada.

Somente efetue ou conclua a inscrição para o CIRCUITO STA FISHING SOLO 2024, se estiver em pleno acordo com este regulamento.

Parágrafo único:

A responsabilidade pelo pagamento da taxa de inscrição de cada etapa, fica a cargo do competidor inscrito, O pagamento deverá ser efetivado e confirmado pela comissão organizadora do evento até um dia antes de cada etapa. Em caso de pendência de pagamento somente o competidor será responsabilizado. Caso a comissão organizadora não identifique e confirme o pagamento da taxa de inscrição, o competidor será desclassificado da etapa em questão e impossibilitado de participar de qualquer sorteio e premiação existente.

ART. VII – Da Premiação.

A cada etapa, DEZ competidores serão classificados com troféu de 1º à 10º colocado.


Serão classificados os competidores que capturarem os maiores exemplares de cada etapa das espécies Cichla Piquiti ou Cichla Pinima (Tucunaré-Azul ou Pinima) e Cichla Kelberi (Tucunaré-Amarelo) onde o competidor receberá um troféu.

 A classificação será feita pelo maior comprimento total do peixe.
Em caso de empate, ganhará o competidor que tiver o maior peixe em comprimento. Persistindo o empate, será considerado o 2º (segundo) maior peixe em comprimento. Se persistido o empate, será considerado o 3º (terceiro) maior peixe e assim, sucessivamente.

O horário e o local da premiação serão comunicados aos competidores no dia de cada evento.


Na etapa final, serão premiados com troféus de 1º a 10º colocados os competidores que somarem mais pontos durante as 3 etapas do circuito STA FISHING SOLO 2024.

ART. VIII – Do Evento.

Fica o evento (Organizador), seus patrocinadores, sediadores e apoiadores, isentos de eventuais danos ocorridos antes, durante e após a competição.

O CIRCUITO STA FISHING SOLO 2024 disponibiliza como opção para os competidores um telefone de contato para salvatagem de resgate durante a realização das etapas em caso de danos à embarcação dentro dos limites geográficos de salvatagem estipulados em cada etapa, limites esses informados até 5 dias antes de cada etapa através do grupo de WhatsApp dos capitães. Tel +55 17 98181 7809 (Adalberto)

O circuito STA FISHING reserva-se o direito de veiculação de imagens, vídeos e áudios de quaisquer competidores participantes do 
CIRCUITO STA FISHING SOLO 2024 em qualquer que seja a ETAPA.

Em caso de brusca mudança climática, o evento poderá e deverá ser transferido ou adiado, para garantir assim, a segurança e a integridade material e física de todos os envolvidos no evento.

A organização reserva-se o direito de alterar, incluindo ou excluindo algum item deste regulamento, a qualquer tempo, sem aviso prévio. 

São José do Rio Preto, janeiro de 2024.

Comissão organizadora do Circuito STA FISHING

Patrocinadores

Inscritos 1º ETAPA SOLO - PLANURA - MG


Zé Leonardo
Monte Azul Paulista/SP
Wyghor
Wyghor
Bebedouro/SP
Patrocinadores